quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

6º ENCONTRO PPIP


  6º ENCONTRO PPIP  

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2014.
6º Encontro
5ª feira -  6 tempos
PPIP
Objetivos:
 
Realizar duas dinâmicas "Em nome da Arte, A arte do Nome" e "País Imaginário";
Relacionar a dinâmica à proposta do Contrato Pedagógico e ao PP do ano de 2014;
Perceber que a dinâmica é uma forma de dar opinião e confrontar, no sentindo de trabalhar os diversos pontos de vista;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e profissionalmente;
Perceber que os direitos são baseados em necessidades;
Desenvolver o relacionamento, comunicação e responsabilidade;
Observar que direitos implicam deveres.

DESENVOLVIMENTO
Explicação
A dinâmica ""País Imaginário"
1º)Imagine um mundo novo. Um mundo sem regras e que nunca foi habitado. Dividir a turma em grupos e ler o seguinte texto:
Imagina que você descobriu um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis, nem regras. Você e seus colegas do seu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabem que tipo de estatuto terá lá.
2º)Individualmente o aluno escreverá uma lista com três direitos que pensa ser essenciais para todas as pessoas que vão habitar este país. Assim, o professor pedirá para as pessoas partilharem o que escreveram e chegarem ao acordo, montando uma lista de três direitos que o grupo ache que devem ser garantidos (essenciais). Deverão dar um nome ao país e montar sua lista.

3º) Cada grupo irá apresentar seu país à turma. Se houver direitos repetidos, assinalar. Todos os grupos devem se apresentar e explicar suas escolhas. Depois o professor pedirá  para que encontrem, caso haja, direitos que se contradigam.

Dicas para discussão:
Podemos agrupar direitos semelhantes em conjunto? Quais?
Estas listas estão próximas ou distantes da nossa realidade? No que o grupo se baseou para construir a sua lista? Direitos implicam deveres? Como definir o que é um direito e o que é um dever?
Como ocorreu o trabalho dos grupos? Foi difícil fazer uma única lista? Qual motivo?
Como avaliam a atividade? Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?

 AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.

RECURSOS:
Folha ofício, lápis preto e borracha. Quadro branco ou papelógrafo.


A dinâmica "Em nome da Arte, A arte do Nome"
O nome é uma de  nossas "marcas" no mundo, é algo que nos identifica e nos diferencia, pois ainda que haja muitas "Marias", cada "Maria" é única em sua bagagem, em sua essência enquanto ser sócio, histórico etc.
Brincar com o nome, saber seu significado, origem, sua identificação com o mesmo ou não, quem o escolheu... São formas de pesquisar a história de cada um, de trabalhar a autoestima, promover a curiosidade, envolver as ações de escrita e leitura em uma dinâmica onde essas ações tem uma função social e contextualizadas.

Após a produção, cada aluno (a) mostrará a sua e falará sobre a história do seu nome.

 Elaborar objetivos para essa atividade.


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